A Câmara Municipal de Peruíbe aprovou na noite de ontem, dia 4, requerimento de autoria da vereadora Onira e subscrito por todos os vereadores, dirigido à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), solicitando a realização de audiência pública na Câmara Municipal de Peruíbe para debater o Projeto de Lei nº 60/2012, de autoria do Governador de Estado, que reclassifica a Estação Ecológica Jureia Itatins e institui o Mosaico de Unidades de Conservação da Jureia.

O documento está sendo encaminhado aos deputados estaduais líderes de bancadas Samuel Moreira (Líder do Governo), Alencar Santana (PT). Orlando Morando (PSDB), Campos Machado (PTB), Estevam Galvão (DEM), Antonio Salim Curiati (PP), André do Prado (PR), Ed Thomas (PSB), Alex Manente (PPS), Jorge Caruso (PMDB), Major Olímpio Gomes (PDT), ChicJureia, patrimônio de todos nóso Sardelli (PV), Carlos Giannazi (PSOL), Gilmaci Santos (PRB), Rita Passos (PSD), Pedro Bigardi (PC do B) e Donisete Braga (Líder da Minoria).

“É fundamental que a Assembleia Legislativa realize audiência pública em Peruíbe, debatendo in loco com todos atores envolvidos: comunidades, entidades representativas dos moradores, Organizações Não Governamentais, autoridades”, disse Onira.

“O tema é polêmico, pois o projeto do governador Alckmin não contempla todas as comunidades caiçaras da Jureia e se for mantido como está obrigará a saída de moradores tradicionais de várias localidades da Jureia, rompendo laços históricos e culturais dos povos da floresta”, concluiu Onira.

A bancada estadual do PT na Alesp já apresentou emenda ampliando as localidades onde seriam instaladas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS). A Câmara Municipal do município de Iguape também está pleiteando realização de audiência naquela cidade.

By sidney